sábado, 23 de janeiro de 2010

PRECE NO TEMPLO ESPÍRITA

Com esta mensagem eu encerro um ciclo de reflexões sobre as mensagens do livro "O Espírito da Verdade" (FEB). Foram exatos dois anos, pois na data dessa postagem, esse trabalho aniversariou pela segunda vez e coincidiu com a última mensagem do livro.
Intenciono voltar a cada mensagem refletida e refletir sobre a minha reflexão.
Agradeço a todos (foram poucos) que fizeram comentários em alguma postagem minha, ressaltando que os poucos comentários foram muito valiosos pelo estímulo que me deram.
Muito grato a Deus, também, e a todos os Espíritos desencarnados que me inspiraram em alguma vez na minha reflexão, se é que não foram em todas....
104
PRECE NO TEMPLO ESPÍRITA



EMMANUEL
Psicografada por WALDO VIEIRA
Sobre o Item 4
[1] do Cap. XXVIII do ESE


Senhor Jesus, abençoa, por misericórdia, o lar que nos deste ao serviço da oração.
Reúne-nos aqui em teu amor e ensina-nos a procurar-te para que não nos percamos à margem do caminho.
Nos instantes felizes, sê nossa força, para que a alegria não nos torne ingratos e insensíveis.
Nos momentos amargos, sê nosso arrimo, para que a tristeza não nos faça abatidos e inúteis.
Nos dias claros, concede-nos a bênção do suor no trabalho digno.
Nas noites tempestuosas, esclarece-nos o espírito para que te entendamos a advertência.
Inclina-nos a pensar sentindo, para que não guardemos gelo no cérebro, e induze-nos a sentir pensando para que não tenhamos fogo no coração.
Ajuda-nos para que a caridade em nossa existência não seja vaidade que dilacere os outros e para que a humildade em nossos dias não seja orgulho rastejante!...
Auxilia-nos para que a nossa fé não se converta em fanatismo e para o nosso destemor não se transforme em petulância.
Amorável benfeitor, perdoa nossas faltas.
Mestre Sublime, reergue-nos para a lição.
E, sobretudo, Senhor, faze que entendamos a Divina Vontade, a fim de que, aprendendo a servir contigo, saibamos dissolver a sombra de nossa presença na glória de tua luz
!


MINHA REFLEXÃO

Emmanuel, iluminado com sempre, faz uma prece muito orientadora para os que militam na Doutrina Espírita. Os trabalhadores de uma casa espírita, em torno do nome de do Cristo, fazem trabalho de grande ajuda aos que a procuram.
Entretanto, o fato de serem trabalhadores espíritas, por fazerem trabalhos caritativos, não os isentam da reflexão que essa sentida prece de Emmanuel promove.
A humildade na fé é que distingue o verdadeiro espírita, que procura o trabalho espírita, não para se promover como cristão, mas para adiantar serviços há muito adiados, como nos ilumina a parábola dos trabalhadores da ultima hora
[2]
O trabalho espírita é de renúncia, mas ao mesmo tempo de muita alegria por que aquele que o faz sai de sua própria clausura e, em liberdade, voa por ares que fazem ver a vida de um outro ângulo que possibilita antever momentos felizes futuros que são da alma despojada dos apegos materiais, social e mesmo famililar[3].
Que, sendo espíritas, possamos estar sempre sintonizado com o Cristo, como ele nos ensinou, pois se nos reunirmos, em nome dele, ali Ele estará.
Que Deus nos ajude a sempre entender assim.
PAZ E ALEGRIAS

[1] Onde quer que se encontrem duas ou três pessoas reunidas em meu nome, eu com elas estarei. (S. MATEUS, cap. XVIII, v. 20.)
[2] (S. MATEUS, cap. XX, vv. 1 a 16. Ver também: “Parábola do festim das bodas”, cap. XVIII, nº 1.)
[3] S. LUCAS, (XIV, vv. 25 a 27 e 33.) e (S. MATEUS, cap. X, v. 37.)

5 comentários:

Anônimo disse...

Há, nessa mensagem, um oportuno convite à impressão da devida importância à ação da prece realizada na Casa espírita.
Nós, espíritas, somos livres de um conjunto de elementos ritualísticos comuns a outros credos. A Doutrina Espírita não solicita determinado vestuário, cabelo, postura ou outros aspectos externos. Os Espíritos nos orientam que o essencial na prece é a "comunhão de intenções e de pensamento para o bem" ( E.S.E., cap. XXVIII, item 5 ).
Quantas vezes oramos reunidos, em corpo, aos demais, porém com nossas mentes apegadas às vivências pretéritas ou a tarefas futuras!Nossos corações rastejam submetidos aos dissabores ou às alegrias momentâneas que interrompem a nossa comunhão com o próximo, Deus, Jesus e os Espíritos protetores.
Exercitemos, em cada prece, a fraternidade, pensando com respeito e afeto em nossos irmãos de Casa e na humanidade inteira!
O momento da prece é de preparação para a Realeza de Jesus, em que cada um de nós deve ratificar o propósito de tornar-se homem de bem na Terra, portanto: abnegado,humilde, caridoso e benevolente.
Oh! Pai de infinita bondade, ensina-nos a orar, para que purifiquemos o Espírito e consagremos os Templos espíritas em Escolas Vivas do Evangelho de Jesus!

A amiga, Lourença.

Anônimo disse...

Bom dia bonito página , gostei muito, secalhar poderiamos tornar-nos amigos de blog :) lol!
Tirando as piadas o meu nome é Paulo, e assim como tu escrevo paginas embora o tema principal do meu space é bastante diferente deste....
Eu faço websites de poker que falam de dinheiro grátis para jogar poker sem arriscares o teu cash......
Gostei imenso o que li aqui novamente
Voltarei!:)
Ps:tenho um portugues ruim.

ghost disse...

vamos lê e rele essa oração para que introjetemos em nos porque só servira para nos mesmo, por que quando souber fazer caridade com o amor verdadeiro, ai estaremos amando á Deus sobre todas as coisas.
aprendiz ROSE

Anônimo disse...

Um amigo de Imperatriz.

Meu caro amigo, comungo com você o mesmo interesse em saber mais sobre a profundidade das mensagens exaradas no livro Caminho, Verdade e Vida. Adotei-o como o meu livro de cabeceira na tentativa de aprender cada dia mais sobre a melhor maneira de conduzir-me nesta minha encarnação. O seu trabalho de esclarecimentos e interpretações da significação de cada mensagem do livro é extremamente generoso e edificador, continue assim, nesse trabalho de formiguinha que ele repercutirá sempre no coração daqueles, assim como eu, buscam a reforma moral para evoluir espiritualmente.
Receba o meu fraternal abraço. LGF.

DOMÍCIO M. MACIEL disse...

Caro amigo de Imperatriz,
Fico gratificado pelas palavras estimulantes. Em breve farei Minha Reflexão do livro Fonte Viva de Emmanuel. Abraço fraterno.
Domício