terça-feira, 29 de janeiro de 2008

Os problemas do mundo

Livro dos Espíritos – Pergunta nº 785
Qual é o maior obstáculo ao progresso?
- O orgulho e o egoísmo. Quero referir-me ao progresso moral, porque o intelectual avança sempre. Este parece, aliás, à primeira vista, duplica a intensidade daqueles vícios desenvolvendo a ambição e o amor das riquezas, que por sua vez incitam o homem às pesquisas que lhe esclarecem o Espírito. É assim que tudo se relaciona no mundo moral como no físico e que do próprio mal pode sair o bem. Mas esse estado de coisas durará apenas algum tempo; modificar-se-á à medida que o homem compreender melhor que , além do gozo dos bens terrenos, existe uma felicidade infinitamente maior e infinitamente mais durável.




PROBLEMAS DO MUNDO

Bezerra de Menezes


Comentando o Item 5 do Cap. VI do Evangelho Segundo o Espiritismo (ESE), que uma mensagem do Espírito de Verdade

O mundo está repleto de ouro.
Ouro no solo. Ouro no mar. Ouro nos cofres.
Mas o ouro não resolve o problema da miséria.

O mundo está repleto de espaço.
Espaço nos continentes. Espaço nas cidades. Espaço nos campos.
Mas o espaço não resolve o problema da cobiça.

O mundo está repleto de cultura.
Cultura no ensino. Cultura na técnica. Cultura na opinião.
Mas a cultura da inteligência não resolve o problema do egoísmo.

O mundo está repleto de teorias.
Teorias na ciência. Teorias nas escolas filosóficas. Teorias nas religiões.
Mas as teorias não resolvem o problema do desespero.

O mundo está repleto de organizações.
Organizações administrativas. Organizações econômicas. Organizações sociais.
Mas as organizações não resolvem o problema do crime.

Para extinguir a chaga da ignorância, que acalenta a miséria; para dissipar a sombra da cobiça, que gera a ilusão; para exterminar o monstro do egoísmo, que promove a guerra; para anular o verme do desespero, que promove a loucura, e para remover o charco do crime, que carreia o infortúnio, o único remédio eficiente é o Evangelho de Jesus no coração humano.

Sejamos, assim, valorosos, estendendo a Doutrina Espírita que o desentranha da letra, na construção da humanidade Nova, irradiando a influência e a inspiração do Divino Mestre, pela emoção e pela idéia, pela diretriz e pela conduta, pela palavra e pelo exemplo e, parafraseando o conceito inolvidável de Allan Kardec, em torno da caridade, proclamemos aos problemas do mundo: “Fora do Cristo não há solução”.


MINHA REFLEXÃO

Essa mensagem ditada pelo Espírito Bezerra de Menezes vem muito oportuna apesar de a sua psicografia datar de 1950.
São muitos os problemas do mundo gerados pelo orgulho e o egoísmo. Apesar de a humanidade terrena ter evoluído muito intelectualmente, culturalmente e socialmente, a despeito do desrespeito da natureza, moralmente ainda se encontra relativamente atrasada.
O ser humano ainda traz consigo o gérmen da maldade e falta de fé em algo superior a ele – Deus. Essa característica evolutiva corresponde tanto a massa espiritual encarnada como a desencarnada que se associa aquela para juntos viverem toda sorte de prazeres e desrespeito a vida humana, em detrimento da vida do encarnado que segue inconsciente ou consciente de forma suicida para o plano espiritual.
Bezerra de Menezes nos lembra, com outras palavras, que Jesus Cristo é “o Caminho, a Verdade e a Vida”, pois seus ensinamentos são cósmicos e servem para nós terráqueos como para toda a humanidade universal, que habita outras esferas planetárias. Afinal, Ele guarda sintonia com o nosso Criador.
Por que “fora do Cristo não há solução” para os problemas do mundo?
É verdade que as sociedades evoluíram, contudo ainda existe muita dor no nosso planeta.
Podemos dizer que a sociedade evoluiu em seus códigos de ética, elaborou princípios de convivência, desenvolveu-se cientificamente, e os males que lhe afligem são combatidos por campanhas de informação e esclarecimento; além do mais, as escolas contribuem para a educação de seus membros.
Todavia, lares são desfeitos, pessoas morrem vítimas da embriaguez alcoólica e ou imprudência/impaciência no trânsito causada pelo stress da vida cotidiana e, o que não é menos grave, as pessoas se destróem pelo uso de substâncias nocivas ao seu corpo, ....
O que falta? Concordo com Bezerra de Menezes. Se não houver evangelização do coração humano, toda a riqueza, espaço, cultura, teorias e organizações, apesar de serem elementos que podem contribuir para a felicidade humana, por si só não serão suficiente para resolver os problemas do mundo.