sábado, 29 de novembro de 2008

CÓLERA



Bem-aventurados os que são brandos, porque possuirão a Terra. (S. MATEUS, 5:5.).

Bem-aventurados os pacíficos, porque serão chamados filhos de Deus. (S. MATEUS, 5:9.)




45
CÓLERA




ANDRÉ LUIZ
Psicografia de Chico Xavier
Sobre o Item 10 do Cap. IX do ESE




A cólera apresenta dez negativas complexas que induzem a melhor das criaturas à pior das frustrações.

1 – Não resolve.
Agrava
2 – Não resgata.
Complica
3 – não ilumina.
Escurece
4 – não reúne.
Separa.
5 – Não ajuda.
Prejudica
6 – Não equilibra.
Desajusta.
7 – Não reconforta.
Envenena.
8 – Não favorece.
Dificulta
9 – não abençoa.
Maldiz.
10 - Não edifica.
Destrói.


Evite a cólera como quem foge ao contacto destruidor de alta tensão.
Mas, se você amanhece de mau humor, antes que o flagelo se instale de todo na sua cabeça e na sua voz, comece o dia rogando à Divina Bondade o socorro providencial de uma laringite.

MINHA REFLEXÃO

Ao ler essa mensagem, lembro das vezes que me dei ao luxo de ser levado pela cólera e cometido atos que em condições normais até julgaria quem o fizesse. Em particular nos últimos meses.
Nasci com ímpetos belicosos, dado a brigar na vizinhança, colocar gente para correr. Mas fui amansando ao longo da minha adolescência a tal ponto que dava uma barra de chocolate para fugir de uma briga. Entretanto, entendia que apenas estava acumulando energias que poderiam ser perigosas se fossem deixadas transparecer. Cheguei a sonhar nesse período sendo impedido de golpear uma pessoa com um murro por uma força invisível.
Hoje, penso que estou em prova, pois a impaciência e a intolerância têm vindo à flor da pele sem controle. Nada que fira fisicamente as pessoas, mas... Oro todos os dias para que eu possa domar essa força que às vezes não consigo dominar. Quando vejo já eclodiu. Coisa de Espírito Velho.
Achava que tinha outras coisas mais sérias a ser resolvidas nessa existência, mas hoje concluo, que mais do que qualquer coisa, o que mais devo perseguir nessa existência como uma prova a ser passada, é a falta de brandura e tolerância. Não sei se é por estar sobrecarregado de trabalho e ao mesmo tempo passando por uma séria dificuldade. O certo é que mesmo sendo otimista, às vezes me vejo reclamando de forma muito negativa.

Desejo PAZ E ALEGRIAS para todos os meus visitantes silenciosos e pacíficos
.

DEUS EM NÓS


Pedi e se vos dará; buscai e achareis; batei à
porta e se vos abrirá; porquanto, quem pede recebe
e quem procura acha e, àquele que bata à
porta, abrir-se-á.
Qual o homem, dentre vós, que dá uma pedra
ao filho que lhe pede pão? – Ou, se pedir
um peixe, dar-lhe-á uma serpente? – Ora, se,
sendo maus como sois, sabeis dar boas coisas
aos vossos filhos, não é 1ógico que, com mais
forte razão, vosso Pai que está nos céus dê os
bens verdadeiros aos que lhos pedirem?
(S. MATEUS, 7:7 a 11.)
44
DEUS EM NÓS


EMMANUEL
Psicografada por WALDO VIEIRA
Sobre o Item 1 do Cap. XXV

“E Deus pelas mãos de Paulo fazia maravilhas extraordinárias”. – ATOS, 19:11


Quem pode delimitar a extensão das bênçãos que dimanam da Altura?
Por ser sempre de origem inferior, o mal é limitado como todas as manifestações devidas exclusivamente às criaturas; o bem, no entanto, possui caráter divino e, semelhante aos atributos do Pai Excelso, traz em si a qualidade de ser infinito em qualquer direção.
Antes de tudo, vigora a intenção sincera do espírito no ato que procura executar.
Assim, utiliza as próprias possibilidades a serviço da Vontade Divina, oferecendo o coração às realizações com Jesus, e o ilimitado surgir-te-á gradativamente nas faixas da experiência, sob a forma de esperança e consolação, júbilo e paz.
Por mais sombrios te pareçam aos ideais de hoje os dias do passado, não te entregues ao desânimo.
Ergue os sentimentos e conjuga as próprias ações ao novo roteiro entrevisto.
Após a purificação necessária, a água mais poluída da sarjeta se torna límpida e cristalina como se jamais houvesse experimentado o convívio da impureza.
O presente é perene traço de união entre os resquícios do pretérito e uma vida futura melhor.
Plasma em ti mesmo as forças reconstrutivas de tuas novas resoluções, para que se exprimam em obras de aprimoramento e de amor.
Reconhecendo a nossa origem na Fonte de Todas as Perfeições, é natural que podemos e precisamos realizar em torno de nós as obras perfeitas a que estamos destinados por nossa própria natureza.
Eis o valor do registro dos Atos dos Apóstolos ao recordar-nos a magnitude das tarefas de Paulo, quando o Iniciado de Damasco se dispôs a caminhar, auxiliando e aprendendo, no holocausto das próprias energias à exaltação do bem.
As mãos, tanto quanto o conjunto de instrumentos e possibilidades de que nos servimos na vida comum, esperam passivamente o ensejo de se aplicarem aos Desígnios Superiores, segundo as nossas deliberações pessoais.
Quando agimos no bem, sentimos a presença de Deus em nós.
Medita no emprego dos teus recursos no campo da fraternidade.
Desterra de teu caminho a barreia do desalento e prossegue confiante, vanguarda a fora.
O solo frutifica sempre quando ajudado pelo cultivador.
Usa, pois, o arado com que o Senhor te enriquece as mãos, trabalhando a leira que te cabe, com firmeza e esperança, na certeza de que a colheita farta coroar-te-á os esforços, cada vez mais, desde que permaneças apoiado no propósito seguro de corresponder ao programa de trabalho que o Pai te reserva, na oficina da luz, em busca da Alegria Inalterável.

MINHA REFLEXÃO

Não imaginamos o quanto Deus espera de nós. Com certeza ele não nos criou para usar a liberdade sem que fosse com um fim construtivo. Nos deu todos os conhecimentos necessários e suficientes para sermos felizes o quanto antes, após a criação. No entanto, nos desviamos do caminho do bem e hoje passamos às vezes por dificuldades construídas pelas nossas intemperanças e descuidos conosco mesmos, nos deixando levar pelos descuidos e perversidade dos mais experientes no mal.
A mensagem de Emmanuel nos convida a valorizar cada momento de nossa vida para deixar resplandecer Deus nós, considerando que isso é o que vai fazer sermos felizes o mais cedo possível.
PAZ E ALEGRIAS.