quarta-feira, 10 de junho de 2020

JESUS SABE

65

JESUS SABE

MEIMEI

Psicografada por Chico Xavier Sobre o Item 7[1] do Cap. XII do ESSE

 

Dissestes: “não ajudo, porque esse homem é pervertido”, e, de outra feita, afirmaste: “não auxilio, que essa mulher errou por querer...”

Não te lembraste, porém, de que Jesus, antes, lhes viu a falta e nem por isso lhes cortou o ensejo à necessária reparação.

Não perca tempo em procurar o mal; contudo, emprega a atenção em socorrer-lhe as vítimas.

Diante desse ou daquele sucesso amargo, sempre mais do que nós, Jesus sabe...

Conhece o Divino Amigo onde se esconde o verme do vício, como também onde se oculta a farpa da crueldade.

Em razão disso, não te buscaria para relacionar as úlceras alheias nem para conferir os espinhos da estrada.

Se alguém prefere mergulhar na sombra, dize contigo: – Jesus sabe.

Se alguém te não escuta a palavra de amor, nota em silêncio: – Jesus sabe.

Se alguém surge enganado aos teus olhos, pensa, convicto: – Jesus sabe.

Se alguém foge de cumprir o dever, observa de novo: – Jesus sabe.

Faze o bem que puderes e, entregando a justiça à harmonia da Lei, entenderás, por fim, que Jesus nos chamou para fazer luzir a estrela da caridade onde a vida padeça o insulto da escuridão. 

MINHA REFLEXÃO

 Quem somos nós para julgar os erros alheios e a partir desse julgamento negar a mão irmã a um que falhou, até mesmo conosco? Somos todos passíveis de erro, merecedores da misericórdia de Deus, nosso Pai que vê tudo, e também de Jesus Cristo, que do mesmo modo tudo vê o que acontece no nosso Planeta.

Somos muito indulgentes para conosco, e devemos ser mesmo, pois o remorso e a culpa não resolvida nos levam a processos obsessivos. No entanto, não somos indulgentes na mesma medida com os erros do nosso semelhante que passa por sua vez por um estágio evolutivo que já superamos. O que serve para os inimigos e aos que nos ferem por um desequilíbrio momentâneo (vede Item 7, inspirador dessa mensagem de Meimei) serve principalmente para os que são reconhecidamente amigos e familiares.

Jesus sabe, como Meimei diz, e devemos também saber na medida do possível o que se passa com todos no momento de nos ofender e/ou que fizemos, sem saber conscientemente, para merecer a ofensa. Muitas vezes fomos incompreendidos. De qualquer modo, mas vale ser ofendido que ser o ofensor e conforme o Espírito Paulo (in Item 15 do Cap X do ESE) “perdoar aos inimigos é pedir perdão para si próprio; perdoar aos amigos é dar-lhes uma prova de amizade; (...) Paz e alegrias.

[1] 7. Aprendestes que foi dito: olho por olho e dente por dente. – Eu, porém, vos digo que não resistais ao mal que vos queiram fazer; que se alguém vos bater na face direita, lhe apresenteis também a outra; – e que se alguém quiser pleitear contra vós, para vos tomar a túnica, também lhe entregueis o manto; – e que se alguém vos obrigar a caminhar mil passos com ele, caminheis mais dois mil. – Dai àquele que vos pedir e não repilais aquele que vos queira tomar emprestado. (S. MATEUS, 5:38 a 42.)