terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

LEGENDA ESPÍRITA

Livro dos Espíritos - Questão nº 886 - Qual o verdadeiro sentido da palavra caridade, coma entendia Jesus?
Resp. - Benevolência para com todos, indulgência para as imperfeições dos outros, perdão das ofensas.
03
LEGENDA ESPÍRITA


BEZERRA DE MENEZES
PSICOGRAFIA DE CHICO XAVIER


Reportando-se ao Item 10 do Cap. XV do ESE, que é uma mensagem de Paulo, o Apóstolo, intitulada “Fora da caridade não Salvação”.
O cultivador é conduzido ao pântano para convertê-lo em terra fértil.
O técnico é convidado ao motor em desajuste para sanar-lhe os defeitos.
O médico é solicitado ao enfermo para a benção da cura.
O professor é trazido ao analfabeto para auxiliá-lo na escola.
Entretanto, nem as feridas da terra, nem os desequilíbrios da máquina, nem as chagas do corpo e nem as sombras da inteligência se desfazem à custa de conversas amargas e, sim, ao preço de trabalho e devotamento.
O espírita cristão é chamado aos problemas do mundo, a fim de ajudar-lhes a solução. Contudo, para atender em semelhante mister,
há que silenciar discórdia, e censura e alongar entendimento e serviço.É por essa razão que, interpretando o conceito “salvar” por “livrar da ruína” ou “preservar do perigo”, colocou Allan Kardec, no luminoso portal da Doutrina Espírita, a sua legenda inesquecível:
- “Fora da caridade não há salvação”.

MINHA REFLEXÃO
Salvar-se, eis o nosso maior mister.
Mas salvar-se de quê? Bom, vivemos num mundo de provas e expiações; sendo assim estamos expostos a todo tipo de tentação.
Tentação é um ícone da oração Pai Nosso proferida pelo nosso Senhor Jesus Cristo.
Em sua compreensão quase infinita, orava por nós.
Sabendo de nossas fraquezas, imaturidade, previa os nossos momentos de vacilação entre amar o próximo e a amar a si mesmo.
Kardec nos lembra, se reportando ao mandamento maior “Amareis a Deus de toda vossa alma e ao próximo com vós mesmos”, que Jesus Cristo complementaria com um segundo mandamento: “não se pode verdadeiramente amar a Deus sem amar o próximo”, isto é sem praticar a caridade com ele.
Daí o lema máximo do Espiritismo: “Fora da Caridade não há Salvação”.
Quanto perdemos em evolução por querer satisfazer nossos desejos imediatos, pois assim, com certeza estaremos deixando de amar o próximo, ou seja, estamos deixando de preservar (livrar da ruína) a nossa integridade moral e espiritual.
Por mais que nossas intenções sejam as mais nobres possíveis, na verdade podemos, por invigilância, está prorrogando momentos de felicidade pelo não cumprimento desse dever moral, sem falar que podemos também estar antecipando uns momentos de dor.