terça-feira, 29 de abril de 2008

MURALHA DO TEMPO

14
MURALHA DO TEMPO

EMMANUEL
Psicografada por WALDO VIEIRA
Sobre o Cap. XVIII – Item 3

Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta que conduz à perdição”. – JESUS (MATEUS, 7:13)
Em nos referindo a semelhante afirmativa do Mestre, não nos esqueçamos de que toda porta constitui passagem incrustada em qualquer construção, a separar dois lugares, facultando livre curso entre eles.
Porta, desse modo, é peça arquitetônica encontradiça em paredes, muralhas e veículos, permitindo, em todos os casos, franco passadouro.
E as portas referidas por Jesus, a que estruturas se entrosam?
Sem dúvida, a porta estreita e a porta larga pertencem à muralha do tempo, situada à frente de todos nós.
A porta estreita revela o acerto espiritual que nos permite marchar na senda evolutiva, com o justo aproveitamento das horas.
A porta larga expressa-nos o desequilíbrio interior, com que somos forçados à dor da reparação, com lastimáveis perdas de tempo.
Aquém da muralha, o passado e o presente.
Além da muralha, o futuro e a eternidade.
De cá, a sementeira do “hoje”.
De lá, a colheita do “amanhã”.
A travessia de uma das portas é ação compulsória para todas as criaturas.
Porta larga – entrada da ilusão -, saída pelo reajuste...
Porta estreita – saída do erro -, entrada na renovação...
O momento atual é de escolha da porta, estreita ou larga.
Os minutos apresentam valores particulares, conforme atravessemos a muralha, pela porta do serviço e da dificuldade ou através da porta dos caprichos enganadores.
Examina, por tua vez, qual a passagem que eleges por teus atos comuns, na existência que se desenrola, momento a momento.
Por milênios, temos sido viajores do tempo a ir e vir pela porta larga, nos círculos de viciação que forjamos para nós mesmo, engodados na autoridade transitória e na posse amoedada, na beleza física e na egolatria aviltante.
Renovemo-nos, pois em cristo, seguindo-o, nas abençoadas lições da porta estreita, a bendizer os empecilhos da marcha, conservando alegria e esperança na conversão do tempo em dádivas da Felicidade Maior.


MINHAS REFLEXÕES
O Evangelho Segundo o Espiritismo nos ensina que estamos num mundo de provas e expiações; por isso, muitas são as paixões a que estamos expostos e facilmente, por causa da nossa evolução, não conseguimos conter os nossos impulsos que muita vezes nos fazem mal, e/ou a outrem, mesmo sem ter tido a vontade para tanto. O certo é que é mais fácil errar que acertar.
Profunda é a reflexão do Espírito Emmanuel, quando estabelece o tempo onde é incrustada a porta de nossa evolução, liame para a subida ou queda.
O livre arbítrio, entendo, é a chave para abrir a porta, possibilitando que,depois dela, possamos colher o resultado da trajetória até a porta, que indubitavelmente, é um corredor largo ou estreito também. Ou seja, a porta é a continuidade do corredor, é o fim dele, acompanhando a largura dela. Ao escolher o corredor largo, automaticamente, temos a chave da porta larga.
Temos a opção de escolher um corredor estreito que nos conduzirá uma porta estreita e, após transpassá-la, colheremos frutos boníssimos que Deus nos oferece, segundo as Bem-aventuranças.
Paz e alegrias.

6 comentários:

Anônimo disse...

seus estudos e reflexões me auxiliam muito nas minhas proprias relexões meus estudos nas montagens das minhas aulas e palestras e consequentemente nas minhas atitudes práticas. obrigada.

DOMÍCIO M. MACIEL disse...

Prezada leitora, fico grato por colaborar com suas reflexões.
Informo-lhe que atualmente reflito sobre o livro Caminho, Verdade e Vida de Emmanuel no blog http://caminhovvida.blogspot.com.br/.
Atenciosamente grato
Domício

DOMÍCIO M. MACIEL disse...

Tudo na vida tem seu tempo,
Tudo na vida tem seu lugar.
Somos viajores a tempo...
Nossa meta deve ser sempre melhorar.
L. Angel 25/02/16

Unknown disse...

Boa tarde, hoje tive a oportunidade de encontrar um trabalho maravilhoso, o qual vai me ajudar no desenvolvimento das minhas palestras e principalmente, minha melhora intelecto-moral. Deus lhe abençoe. Continue espalhando LUZ aos irmãos.

Marilha Patricio disse...

Espaço excelente para nossas reflexões. Vai ajudar na elaboração de palestras e na minha melhora intelecto moral. Continue espalhando LUZ!

DOMÍCIO M. MACIEL disse...

Olá Marilha Patricio!
Que bom saber que estamos lhe ajudando.
Nesta página constam os links para mais dois blogs de nossa autoria.
Abraço!